sábado, 21 de janeiro de 2012

ELEMENTOS ESSENCIAIS À VIDA CRISTÃ – PARTE II – III


CULTOS: CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA

    Hoje, vamos abordar o terceiro elemento essencial à vida cristã que precisamos encontrar, de forma mais intensa nos cultos comunitários, que são as expressões de Louvor.

    3º) LOUVOR – Usaremos o termo louvor em dois sentidos: primeiro, como na forma dicionarizada já apresentada (Louvor é elogio, exaltação, glorificação, aplauso e aprovação); e, segundo, como na forma usual em voga em nossos dias (conjunto de cânticos voltados para exaltação e glorificação do nome de Deus).

    Na primeira acepção, cabem todas as formas possíveis de demonstração de nosso reconhecimento de quem Deus é em nossas vidas, famílias e IBP. Dizer que precisamos viver uma vida de contínuo louvor, ter o louvor como estilo de vida, equivale a dizer que, numa expressão verdadeira de relacionamento com Deus, nosso andar, nosso falar, nossa expressão facial, nosso sorrir, nosso trabalhar, nosso ir e vir demonstram o verdadeiro sentimento de regozijo espiritual por sermos família de Deus, povo santo (1Pe 2.9). Como cristãos precisamos ter um sentimento de profunda alegria por pertencer a Deus e tê-lo como Pai. Isso deve levar-nos a demonstrações efusivas do que Deus representa para nós, exaltando o seu nome e glorificando a Jesus através de nossas vidas.

    Na segunda, reconheceremos que os cânticos espirituais, apesar de não ser a melhor forma de condução de nossos sentimentos a Deus, são altamente producentes, pois conjugam culto ao bem estar pessoal do adorador. E nisto, constituem-se na forma mais eficiente. Afirmamos não ser a melhor forma de condução de nossos sentimentos sobre e para Deus, pois a melhor forma é a vida. De nada adiantam lábios que cantam se as vidas são reprováveis (Is 29.13). Precisamos aliar a beleza e plasticidade dos cânticos espirituais, com letras que retratem uma teologia bíblica correta e vidas que testifiquem do poder de Deus.

    Assim sendo, a IBP trabalhará através deste ministério a qualidade de vida dos seus membros, mas, também, primará por oferecer “Encontros de Celebração” em que os cânticos espirituais sejam alegres; com letras biblicamente aprovadas, contribuindo assim para a dinâmica e riqueza do Culto Comunitário; com ministros que sejam comprometidos com Deus, visualizando não somente a parte técnica, mas, acima de tudo, uma vida espiritual sadia.

    Cada “Encontro de Celebração” deve dar oportunidade aos discípulos de porem em prática o seu desejo ardente de louvar a Deus e fazê-lo na expressão comunitária do culto, onde nossas vozes se unem num coro de fé, esperança e amor.

    Que o louvor a Deus por tudo o que tem feito em nós e por meio de nós seja a marca da IBP. Vamos estar empenhados em fazer de nossos Encontros de Celebração, lugar e momento de louvor alegre,dinâmico e verdadeiro. Ah, você já declarou para o Pai, hoje: “Pai, eu pertenço a Ti!” Não?! Então o faça agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário