Outro movimento que é muito forte no Brasil é o movimento voltado para tendências espíritas e espiritualistas. Quando na França, país de origem do kardecismo, tal tendência é nula, inexpressiva; no Brasil, terra fértil para novidades, o brasileiro fez o espiritismo se enraizar. Também aqui ele misturou tudo. Até uma aproximação de valores cristãos existe.
A mídia também vende o espiritismo como algo moderno, cult. Novelas da tevê Globo, além dos últimos filmes sobre Chico Xavier, têm contribuído para a glamorização do espiritismo, que sabemos ser contrário as verdades das Escrituras Sagradas.
Vamos analisar as várias correntes desse movimento religioso que afeta o povo de Deus em nossos dias.
Os movimentos religiosos espíritas
A outra influência que queremos analisar é a que vem das seitas espíritas. Este segmento religioso é muito forte no Brasil, onde encontrou no catolicismo um aliado importante para desenvolver-se. Muitos brasileiros que se dizem católicos são assíduos freqüentadores de terreiros de macumba e centros espíritas. Este sincretismo religioso encontrado em larga escala no país é nocivo a qualquer religião que se preza e revelador do afastamento do homem de Deus.
Mas a influência espírita está presente não só nas religiões de origem afro (candomblé, umbanda), mas também no kardecismo, esta falácia filosófico-religiosa que engoda milhares de brasileiros com a sua pretensão de ter resposta para tudo. Além disso, está presente em instituições que se apresentam de maneira simpática, como a LBV (Legião da Boa Vontade), mas que não passam de artifícios satânicos para fazer desaparecer o valor da cruz de Cristo.
A influência espírita com seu uso de expedientes de magia negra, mesa branca, despachos e macumbarias, cartas e tarots e tudo o que diga respeito a este magismo religioso é algo que deve ser expurgado com firmeza, pois várias seitas neo-pentecostais têm se utilizado dos recursos de origem espírita para, de forma modificada, fazer a troca do ritual, de fonte espírita para uma fonte que se suponha cristã-evangélica. Práticas de sal grosso, galhos de arruda, óleos e saramaleques outros, são de origem espírita e tem sido usadas em larga escala no meio neo-pentecostal.
Mas, o que precisamos combater é o uso da caridade, boas obras, como forma de se comprar a salvação, contrapondo-se ao sacrifício vicário de Cristo e a afirmação de que "a salvação é pela graça e não por obras" (cf. Ef 2,8,9). Além disso, precisamos combater a crença na suposta reencarnação da alma como uma segunda chance para o indivíduo que voltará tantas vezes a terra quantas forem necessárias para a sua purificação. A Bíblia condena tal crença (Hb 9.27).
Continuamos a afirmar: Precisamos ter cuidado com as aparências. Ajudar os outros, fazer caridade, ter repostas prontas sobre o além e sobre males desta vida, muitas vezes é atraente, mas é um engodo de Satanás para afastar as pessoas da verdade salvadora em Cristo Jesus. Que Deus nos abençoe e permita que sejamos verdadeiros crentes fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário