
Instalou-se na sociedade brasileira atual a cultura do descompromisso. Algo como uma total falta de seriedade com os valores e princípios, sejam eles cristãos ou não. A expressão máxima dessa cultura é veiculada nas rádios através da música cujo refrão, "Tô nem aí..." mostra que o importante é viver a vida do jeito que dá e quem quiser que se dane!
Dentro dessa perspectiva, os namoros deixarem de ser oportunidades de crescimento - aquele jeito especial de convivência com o sexo oposto buscando o conhecimento do outro com vistas a um compromisso mais sério -, para ser a expressão dos desejos libidinosos de uma sociedade em busca eterna do prazer a qualquer custo.
Para tanto, o outro é apenas objeto. Manipulável ao gosto do freguês para se obter os resultados almejados. E, como tal, descartável, pois tão logo se alcance a satisfação desejada, o outro perde sua significância. Isto é resultante deste sistema-mundo em que a filosofia hedonista, materialista e consumista, divulgada e incensada pela mídia, promove a transgressão da vida pelo viés do prazer, achincalhando com os valores e subvertendo o que vale a pena buscar, instaurando o reinado do lixo, da podridão e da superficialidade.
Os que mais sofrem com esta maneira equivocada de pensar a vida são os jovens e adolescentes que, ao tornarem-se alvo de uma indústria do entretenimento, voltada para auferir lucros com a promoção ensandecida da satisfação do corpo, acabam por jogar fora o que têm de melhor que são seus anos felizes da juventude, os quais são consumidos nas drogas e na libertinagem.
Para o adolescente cristão, o namoro deve ser algo sério. Não pode vender barato sua santidade, sua espiritualidade. Não pode vendê-la a custo nenhum, pois suas vidas foram compradas por alto preço: o sangue de Cristo! "Ficar" é ilusão! É abrir brechas para o inimigo. É deixar-se usar e sentir o gosto amargo da derrota travando a boca. "Ficar" é frustrar-se! É adiar o inevitável: a vida passa e não se está encarando com seriedade o futuro. Quando se der conta, o tempo se foi e não se construiu um relacionamento sério, pois não se investiu nisto.
Assim sendo, é importante olhar com seriedade a vida como um todo e, especificamente, o namoro. Os adolescentes e jovens precisam cultivar uma vida saudável agora para que toda a vida continue com saúde. Escolhas erradas neste tempo presente podem comprometer toda uma existência.
"Tudo o que o homem semear, isto também ceifará..."
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário