
Dezembro é Natal. O que é o Natal? Temos um cenário grandioso nas imediações de Belém: manjedoura, estrebaria, estrela guia, pastores e magos. Nasceu o redentor. É a intervenção divina na história para inauguração de um novo reino; o reino dos céus. O que é o Natal?
Natal é festa! Não se admite o Natal sem festa. Natal é um momento em que a festa está presente, porque não se admite alegria sem festa. A alegria de ter nascido o Salvador é algo que não se pode medir. Agora, é preciso ter cuidado para que a festa não perca sua motivação. É, essencialmente, uma festa espiritual. Quando foge disto, não presta!
Natal é família! A celebração do Natal é essencialmente comunitária. Alegria é para ser compartilhada, vivida em comunhão. Por isso que o Natal precisa ser celebrado como algo que una pais e filhos, que aproxime irmãos e primos, que envolva os familiares no sentido mais profundo do ser família como idealizado por Deus.
Natal é amor! O Natal é a expressão máxima do amor de Deus. Um amor doador, um amor incondicional que lança mão do próprio filho para ofertá-lo à humanidade. O amor de Deus revelado em Cristo deve ser a essência do Natal. Sem amor não somos nada, não subsistimos. A vida torna-se árida e as relações humanas difíceis.
Natal é esperança! Porque a vida é signo de renovação. A chegada de um novo ser é reveladora da possibilidade da continuidade da existência, da perpetuação da espécie, da transferência de valores. O Natal de Cristo é isto e muito mais, porque seu nascimento nos propõe a esperança de dias melhores, da paz de Deus, da comunhão com o Emanuel.
Natal é salvação. Sim, porque o Cristo que é celebrado veio com uma missão. E o propósito da sua vinda é a redenção da humanidade. Não precisamos mais viver debaixo do incômodo da condenação. Jesus conosco, que nasce e vai a Cruz, é a garantia de salvação para todos os que crêem.
Natal é vida eterna! O Natal é apenas o começo de algo especial que Deus faz acontecer em nossas vidas. Natal é, para os que crêem, a plena convicção de que temos garantida a vida eterna com Deus nos céus. Não só o Natal de Cristo aponta isso, mas o Natal-de-Cristo-em-nós sinaliza a eternidade.
Saibamos viver e celebrar o Natal nos seus verdadeiros valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário