quinta-feira, 12 de maio de 2011

O PAPEL DAS MULHERES NO REINO DE DEUS



“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus
(Gálatas 3.28).


É sabido o desprestígio que a mulher gozava nos tempos antigos; mormente em meio a culturas em que o homem exercia o domínio com mão de ferro. Entre os judeus não era diferente. Esta era uma concepção típica dos tempos primitivos. Jesus, porém, com seu senso de unidade, de igualdade e de integração veio derrubar o desfavorecimento da mulher, reunindo a humanidade numa só família e reconstruindo a imagem desfigurada de Deus no ser humano.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes da Galácia, salienta esta verdade, mostrando que todos somos iguais diante da Cruz. Se o pecado iguala a humanidade em uma condição de condenação (Jo 3.18), a fé em Cristo possibilita uma outra afinidade (Ef 2.8,9), agora pelo viés espiritual.

O Século XX trouxe a luta da mulher por um espaço maior na sociedade, a conquista de postos no mercado de trabalho, o reconhecimento de seu valor e a equiparação de sua força de trabalho e de ideias. O movimento feminista prestou grande serviço neste sentido, embora a mulher tenha também perdido alguns valores nesta busca insana por reconhecimento.

A pílula anticoncepcional é símbolo desta liberdade e deste novo momento vivido pela mulher. Mas, a mulher cristã, a mulher que reconhece os valores do lar, da maternidade, da família e do cristianismo - ao lado das conquistas incontáveis que a Sociedade capitalizou para ela -, perdeu muito da sua feminilidade, da sua identidade e aspectos importantes de caráter e princípios que os tempos modernos corromperam.

A mulher conquistou seu espaço. Ai da Sociedade e da Igreja se dispensar a força da mulher. A Igreja tem nas mulheres um forte esteio de espiritualidade, de oração, de amor a missões, de fortalecimento da família, pelos vínculos que o ser-mulher projeta dentro dos papéis sociais definidos. Diante de tudo isso, vale destacar a importância de Cristo no resgate da mulher e de seu papel no mundo. O valor da mulher para a consecução do Reino de Deus na terra é de vital importância. No ministério de Jesus não faltaram mulheres; que estavam por todo lado, recheando as páginas dos evangelhos com sua atuação, seu fervor, seu carinho e sua dedicação.

Neste 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, somos gratos a Deus pela vida de cada irmã da Igreja. Que Deus abençoe cada uma e que cada qual cumpra a sua missão com temor e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário