quinta-feira, 12 de maio de 2011

QUANTOS CAROÇOS TEM UMA LARANJA?



“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza,
ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2Coríntios 9.7).


Domingo retrasado tivemos nosso Almoço Missionário. A irmã Martinha se empenhou em fazer o melhor e sua dedicação e criatividade nos inspira. Fez uma brincadeira sadia de oferecer uma laranja aos participantes. Por cada caroço achado, quem brincasse deveria contribuir com R$ 0,10 (dez centavos) para missões. A laranja era lima. Dizem que só perde para a laranja bahia em quantidade de caroços. Houve quem achasse 13, 15 caroços. A que saboreei não era tão abundante: tinha apenas oito. Houve, porém, quem encontrasse menos... (Bem que o valor poderia ter sido R$ 1,00).

Quantos caroços tem uma laranja? É impossível prever sem antes abri-la. Como também é impossível saber se é doce ou azeda se não se experimentar. Quero fazer uma interligação da brincadeira com a sua motivação missionária: Quantos salvos irão para os céus com uma oferta missionária? Quantos novos crentes são agregados à uma Igreja através dessa oferta? Quantas novos pontos de pregação são abertos e igrejas organizadas à partir de nossa contribuição?

Pode ser que não seja tão fácil assim mensurar os resultados do nosso esforço missionário (embora se possa fazê-lo através dos relatórios possíveis que a JMM, a JMN e a CEM apresentam à cada ano). Mas é possível muito bem ver a alegria estampada no rosto dos que participam. É possível ver as bênçãos de Deus derramadas sobre as Igrejas que têm coração missionário. E isso não tem preço!

Não tem preço a comunhão, a integração, a confraternização que um almoço missionário que mobiliza os corações oferece. Sou grato a Deus pela vida da irmã Martinha. Sou grato a Deus pela Igreja no seu amor a Missões. Como de outras oportunidades; também desta feita vamos alcançar este alvo missionário para honra e glória de Deus.

É claro que as ofertas dos caroços das laranjas foi apenas uma brincadeira (embora tenha arrecadado certo valor). Porém, o apurado no almoço missionário, as ofertas das classes de EBD e das congregações da Igreja, além das ofertas avulsas, tudo isso será somado para alcançarmos nosso alvo geral.

Que Deus abençoe cada irmão. Que todos tenhamos amor tal a missões que façamos um alvo desafio particular que leve a Igreja a uma arrecadação expressiva. Que todos amemos missões ao ponto de evangelizar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário