domingo, 8 de maio de 2011

A DIFERENÇA ENTRE O MEMBRO DE IGREJA E O DISCÍPULO DE JESUS - 03



Todo discípulo é um membro da igreja, mas nem todo
membro de igreja é um discípulo de Jesus. Sabe porquê?

"O membro se ganha; o discípulo se faz."

Neste terceiro princípio acerca do discipulado, vamos destacar a forma como se origina um discípulo. Queremos ver valores que estão por trás da origem e formação do discípulo.

Como muitas igrejas, em não raros casos, estão preocupadas com a ampliação de sua membresia, tal investimento, por si só, acaba tornando-se motivo de enfraquecimento da Igreja como um todo.

Não há nenhum mal intrínseco no fato de se buscar o crescimento - a expansão faz parte da proposta de crescimento da Igreja - o problema é quando se quer crescer a qualquer custo, de qualquer maneira.

Membros se ganham no atacadão da fé. Para tanto, basta um pouco mais de esforço evangelístico, um atrativo, uma boa programação musical, a oferta pura e simples dos periféricos da fé, tais como: simpatia, qualidade patrimonial, amizades, confraternização, eventos. Então, membro se conquista pela oferta de serviços religiosos de qualidade, na prateleira de escolha da multiplicidade religiosa de nossos dias.

Agora, discípulo é outra coisa. Discípulo verdadeiro - aquele que reproduz em sua vida o exemplo de Cristo -, este não se ganha; se faz. Discípulo se faz. Discípulo se constrói. É preciso esforço. É preciso empenho. É preciso dedicação. É preciso vontade.

Para se fazer um discípulo, faz-se necessário todo o investimento que o discípulo que o antecedeu pode fazer para tal tarefa. Aprendemos então que discípulo é feito por discípulo. "Queres formar um discípulo? Torne-te um deles!" Ser discípulo acontece primeiramente em nós. É a partir de cada um, que se formam discípulos sadios.

A boa formação de discípulos depende do grau de relacionamento que cada discípulo-discipulador tem com seu Mestre. O relacionamento sadio entre discípulo e Mestre será objeto de atenção e imitação por parte dos novos discípulos.

Daí vamos aprender que fazer discípulos também é uma arte: A arte daqueles que se apaixonaram por Jesus e vivem de lapidar vidas para que elas reproduzam o caráter do Salvador. Isso exige dedicação, amor, empenho. Para se construir um discípulo é preciso atenção voltada para a grande missão que é tal empreitada. Discípulos se fazem através do exemplo. Os futuros nunca serão melhores do que os atuais, pois discipulado é acima de tudo reprodução de um estilo de vida. Somos, então, responsáveis pela vivência fiel do Evangelho para que através de nós sejam feitos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo que o amam e, com dedicação, testemunham de sua vida.

Que Deus nos abençoe no cumprimento desta tarefa tão envolvente de fazer discípulos, pois foi isto que Jesus nos ensinou: "Ide, fazei discípulos de todas as nações...".

Que para tanto, o Senhor nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário